Endourologia

A endourologia é o ramo da urologia que examina e trata as patologias de forma minimamente invasiva por meio da manipulação endoscópica, com o auxílio de pequenas câmeras e instrumentos que são inseridos no trato urinário. Entre as principais doenças tratadas está a litíase urinária, as famosas pedras nos rins.

Por meio das cirurgias endoscópicas, é possível fornecer um tratamento menos invasivo e recuperação mais rápida, diminuindo as chances de complicações.

As principais cirurgias, são:
- Ureterolitotripsia rígida.
- Ureterorenolitotripsia Flexível.
- Passagem e Retirada de Cateter Duplo J.
- Ressecção Endoscopica de Próstata.
- Ressecção Endoscópica de Bexiga.

Quais são os benefícios da endourologia?

A endourologia é o ramo da urologia que examina e trata as patologias de forma minimamente invasiva, garantindo um retorno precoce para suas atividades do dia a dia. Os benefícios da endourologia, incluem:


  • Menos dor, recuperação mais rápida e altas taxas de sucesso no tratamento são algumas das vantagens proporcionadas pela endourologia.
  • Procedimentos minimamente invasivos em benefício dos pacientes.
  • As melhores soluções para o tratamento do cálculo urinário.
Exames da Endourologia
Cistoscopia

A cistoscopia é um procedimento que permite ao médico visualizar a parte interna da bexiga e da uretra, o canal por onde a urina sai. Isso é feito por meio da inserção de uma câmera minúscula, chamada de cistoscópio.

Para evitar desconfortos e garantir boas imagens, o paciente é anestesiado. 
Esse exame é indicado para auxiliar no diagnóstico de doenças do sistema urinário e, normalmente, é indicado quando o paciente apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:


Excesso de vontade de urinar;
Incontinência urinária;
Sangue ou outras anormalidades na urina e
Dor ao urinar.



 
Ureteroscopia

A ureteroscopia também é um exame da endourologia e, como o próprio nome sugere, visa investigar o ureter, canal que leva a urina do rim até a bexiga. Também é possível, por meio dele, analisar a parte interna do rim, chamada de cálices renais. Para sua realização, o paciente é anestesiado.


O aparelho utilizado se chama ureteroscópio rígido ou flexível e também conta com uma pequena câmera que, junto com raios-x, auxilia a passagem até a área desejada.


As informações contidas neste site possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico.

Responsável Técnico: Dr. Tiago Zanutto - CRM-SP 144802 | RQE 70011.
Copyright © 2025 . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:APG | Comunicação.