A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico que visa retirar fragmentos da próstata através da uretra. Ele é realizado na maioria das vezes em homens que apresentam obstrução na uretra. Não há necessidade de anestesia geral na grande maioria dos casos.
É introduzido um aparelho na uretra, no sentido contrário da urina, que permite retirar fatias da próstata e assim deixa-la “oca”, permitindo uma livre passagem da urina.
O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia raquidiana. Sua finalidade é evitar o acúmulo de coágulos dentro da bexiga. Há riscos, embora relativamente pequenos, de o procedimento causar impotência e incontinência urinária.
As chances são maiores de diminuir a quantidade de esperma no momento da ejaculação uma vez que parte dela seguirá para a bexiga.
O paciente usa uma sonda enquanto estiver no hospital e recebe alta após 2 dias em média, sem sonda e com micção espontânea. Nos primeiros dias, a urina pode ficar um pouco avermelhada e o paciente pode retornar às atividades habituais em um curto período.
