A Uro-Oncologia, também conhecida como Urologia Oncológica, é o ramo da Urologia responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de tumores no sistema urinário, como Câncer de Próstata, Bexiga, Rim, Testículos e Pênis.
Importância da Uro-Oncologia
A importância reside no fato do câncer de próstata ser um dos mais prevalentes do ser humano e por este motivo é o grande protagonista da campanha anual Novembro Azul.
Felizmente, com o modelo atual de vigilância e screening, detectamos a maioria dos casos ainda no início, com altas taxas de cura. Abaixo estão listados os principais cânceres da uro-oncologia:
Câncer de Próstata
Câncer do Rim
Neoplasia Maligna de Bexiga
Neoplasia Maligna do Testículo
Câncer do Pênis
Câncer da Glândula Adrenal
Neoplasias do Ureter / Vias urinárias
O tratamento de doenças malignas engloba uma área muito extensa da prática urológica. Um dos resultados de maior sucesso no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos envolve as neoplasias do trato genitourinário, como o câncer de próstata, por exemplo.
O avanço de terapias multimodais (tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia utilizados em conjunto) tem causado uma grande melhora no resultado terapêutico em vários tipos de tumores urológicos, como os tumores de testículos.