Também conhecida como varizes do saco escrotal, a varicocele é a dilatação anormal das veias dentro do escroto, a bolsa que contém os testículos.
A varicocele é a principal causa tratável de infertilidade masculina, presente em 10% da população masculina e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária (nunca tiveram filhos).
Esse número pode aumentar para até 80% dos homens com diagnóstico de infertilidade secundária (que já tiveram filhos, mas não conseguem mais engravidar por perda da qualidade do sêmen).
A falta de hábito dos homens em realizar consultas periódicas agrava os problemas causados pela varicocele que também pode causar atrofia testicular. Quando diagnosticada e tratada precocemente, tem grandes chances de cura.
Sintomas
A varicocele, geralmente, é uma condição indolor. No entanto, em alguns casos a dor pode se manifestar principalmente após a prática de exercícios físicos e melhorará se o homem se deitar de costas. A dor também varia de intensidade ao longo do dia.
Com o tempo, se não tratada, as varizes podem aumentar de tamanho e manifestar sinais de atrofia testicular e infertilidade.
Prevenção
A varicocele não pode ser prevenida. No entanto, é preciso atenção médica para prevenir o avanço das varizes e complicações como a infertilidade.
É importante consultar um urologista para saber como tratar o problema, principalmente quando causa dores.
Diagnóstico
O exame físico é o primeiro passo para o diagnóstico. Se a averiguação da região escrotal não for suficiente, o médico poderá solicitar exames específicos como o ultrassom escrotal.
Outros testes complementares ajudam no diagnóstico, entre eles o ecodoppler colorido, que confirma a suspeita do exame clínico.
Tratamento
A maioria dos pacientes com varicocele não precisa de tratamento. Quando apresentam dor testicular podem ser tratados com medicamentos ou uso de suspensório escrotal.
No entanto, pacientes com sintomas mais graves como atrofia testicular, infertilidade e deterioração da função testicular podem ser submetidos à reparação cirúrgica das varizes.
A cirurgia tem como objetivo lacrar as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. São três os tipos de reparos cirúrgicos: cirurgia microscópica, laparoscopia e embolização percutânea.
O procedimento apresenta poucos riscos, entre eles acúmulo de líquido em torno dos testículos, danos a uma artéria ou recorrência do problema.