A laparoscópia é uma via de acesso para realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva ao corpo humano. Esse tipo de cirurgia fornece diversos benefícios ao paciente, já que permite vários tipos de operações que antes eram realizadas somente através de cirurgias abertas.
A cirurgia por videolaparoscopia é realizada através de pequenos furos no corpo do paciente, que variam de acordo com o objetivo da cirurgia. Nesse furos, uma microcâmera com fonte de luz é inserida, com o objetivo de visualizar o interior do organismo e os instrumentos necessários para realizar o procedimento.
A cirurgia laparoscópica, é realizada com uma ótica, que é conectado a uma fonte de luz de fibra óptica de alta intensidade, bem como a uma câmera de vídeo de alta resolução.
A câmera transmite a imagem do campo cirúrgico para uma tela, e os instrumentos cirúrgicos minuciosos são inseridos no paciente por incisões cirúrgicas muito pequenas (1-1,5 cm). Dessa forma, é possível praticar procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva em praticamente todos os órgãos do corpo humano, que antes eram realizados através de modo convencional, com incisões (cortes) maiores.
Normalmente, a laparoscopia é feita com o paciente em estado de anestesia geral. A recuperação mais rápida do paciente é uma das principais vantagens da cirurgia laparoscópica em relação à cirurgia convencional. Enquanto as cirurgias tradicionais exigem a realização de grandes cortes, aumentando consideravelmente as chances de algumas complicações, a cirurgia laparoscópica oferece menores riscos de infecções e dores ao paciente.

O procedimento cirúrgico da laparoscopia é indicado para pacientes que procuram uma técnica cirúrgica mais avançada, com menor agressão cirúrgica e com menos tempo de recuperação, garantindo um retorno precoce para suas atividades do dia a dia.. Os benefícios da cirurgia, incluem:
- Trauma cirúrgico mínimo;
- Menor lesão do tecido cirúrgico e menor resposta imune ao trauma;
- Mobilização e recuperação mais rápidas e um retorno mais rápido ao trabalho;
- Saída rápida do hospital;
- Redução significativa da dor pós-operatória e
- Menos complicações respiratórias e cardiovasculares.
A cirurgia laparoscópica ocorre através da realização de 3 a 6 furinhos na região que necessita ser operada, por onde entra uma microcâmera com uma fonte de luz para observação do interior do organismo.
Através da ótica e de câmeras de excelente qualidade temos acesso ao abdome e pelve. A laparoscopia proporciona recuperação mais rápida quando comparada a técnica clássica aberta.
