Rins

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros.O equilíbrio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.

Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:

Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
Regulação da formação do sangue e dos ossos;
Regulação da pressão sanguínea;
Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.



A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).


TRATAMENTOS

Nefrectomia
A nefrectomia é um procedimento cirúrgico para remover a totalidade ou parte de um rim. Dependendo da indicação cirúrgica, uma nefrectomia envolve a remoção apenas da parte danificada de um rim ou de todo o órgão, podendo ainda implicar a remoção da glândula suprarrenal circundante e gânglios linfáticos. O procedimento é realizado frequentemente para tratar o câncer de rim, bem como outras doenças renais e lesões que impedem o correto funcionamento dos rins. Veja mais informação em “Indicações da nefrectomia”.
Cirurgia laparoscópica
Ureterorrenolitotripsia Flexível a Laser
As informações contidas neste site possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico.

Responsável Técnico: Dr. Tiago Zanutto - CRM-SP 144802 | RQE 70011.
Copyright © 2025 . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:APG | Comunicação.