Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino inclui o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, a próstata e as vesículas seminais.

O pênis e a uretra fazem parte dos sistemas urinário e reprodutor.

O escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, as vesículas seminais e a próstata completam o sistema reprodutor.

O pênis consiste na raiz (que está ligada à estrutura abdominal inferior e aos ossos pélvicos), a parte visível da haste e a glande peniana (a extremidade em forma de cone). O orifício da uretra (o canal que transporta o sêmen e a urina) localiza-se na extremidade da glande peniana. A base da glande peniana é denominada corona. Nos homens não circuncidados, o prepúcio estende-se desde a corona e cobre a glande peniana.

O pênis é composto por três espaços cilíndricos (seios preenchidos por sangue) de tecido erétil. Os dois maiores, os corpos cavernosos, estão situados lado a lado. O terceiro seio, o corpo esponjoso, envolve a maior parte da uretra. Quando esses espaços se enchem de sangue, o pênis aumenta de tamanho e fica rígido (ereto).


PATOLOGIAS DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Fimose
Fimose é o excesso de pele que recobre o pênis dificultando que a glande (cabeça do pênis) seja exposta.

Esta condição é comum nos bebês meninos e tende a desaparecer com o passar do tempo, mas se na adolescência o problema persistir pode ser necessária uma intervenção cirúrgica simples para remoção da pele.

A fimose pode parecer um anel de borracha de pele ao redor da ponta do pênis. Caso se desenvolvam complicações, como sangramento ou infecção em torno do prepúcio ou dor ao urinar, um urologista pediátrico deve fazer um exame.

O tratamento pode incluir um creme esteroide ou a remoção do prepúcio (circuncisão).

Doença de peyronie
Câncer de Pênis
As informações contidas neste site possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico.

Responsável Técnico: Dr. Tiago Zanutto - CRM-SP 144802 | RQE 70011.
Copyright © 2025 . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:APG | Comunicação.